Escola da Árvore

A Escola

Um pouco da nossa história

Feche os olhos por um instante e imagine que você passa por um portão verde, com tantas folhas em volta que até te protegem de um leve chuvisco. Uma grama bem verdinha te recebe, e são tantas novidades que mal dá para saber para onde olhar primeiro: o pergolado com misteriosos potinhos coloridos pendurados?

A casinha de pau a pique que tem em sua origem mãos pequenas que ajudaram a construí-la? Uma cabaninha coberta de jasmim? Do lado e à frente, casinhas que abrigam as turmas com nomes de árvores do Cerrado, como Buriti, Caliandra, Duguetia, Embaúba, Faveiro e Saputá.

Dentro de cada sala, um pequeno mundo se configura: crianças bem pequeninas, de 7 meses, vão descobrindo as texturas, cheiros e sabores de tudo que as cerca. Vemos alguns primeiros passos serem dados, e as belezas das palavras sendo descobertas a cada dia.

Cada criança, a seu tempo e seu modo, vai compreendendo a complexidade das relações, se descobrindo e entendendo o que é o respeito, a autonomia, o afeto sincero. Os mais velhos desvendam a leitura e a escrita, partindo de suas hipóteses e ideias, escrevendo suas próprias histórias. Aqui, nesse lugar cheio de coisas belas e de trabalho significativo, está a Escola da Árvore.


Nossa proposta

A Escola da Árvore surgiu em 2015 com a proposta de proporcionar uma educação transformadora e com sentido para as crianças, a partir de um posicionamento político-pedagógico de resistência às concepções hegemônicas de educação.

Entendemos que o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças necessita da exploração de atividades em movimento, de integração com a natureza e do fazer significativo.
No entanto, em nossa sociedade muitas vezes as lógicas de produção e consumo invadem as escolas, e as transformam em espaços que não respeitam as necessidades da criança, limitando seu movimento, distanciando-a da natureza, estabelecendo programas de acúmulo de informação e desconsiderando as vivências e experimentações infantis.

Inconformados com essa realidade, um grupo constituído por educadores e pais se reuniu em torno de uma proposta educacional que oferecesse às crianças um espaço de aprendizagem para a vida. Um lugar integrado à natureza, que respeita a infância em suas mais variadas expressões, construindo relações autênticas nas quais as crianças podem construir sua autonomia e liberdade com responsabilidade e senso crítico, em meio ao criar constante e diverso.

Em 2017, percebendo a demanda que se colocava, demos continuidade ao projeto, recebendo alunos do 1o ano do Ensino Fundamental. Em 2018 criamos uma nova etapa de ensino na Escola, recebendo crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental em uma turma multiseriada, na qual os conteúdos curriculares propostos pela Secretaria de Educação são trabalhados em projetos.



  • "Escola que valoriza a criança"

    Ieda Perini

    Uma escola que valoriza a criança pra formar adultos mais sensíveis.

  • "Uma escola pra vida"

    Luana Souza

    Maravilhosa! Uma escola pra vida. Cheia de amor, de proposta pedagógica que respeita a infância.

  • "Para a vida toda"

    Eliete Lobão

    Uma escola que valoriza o ser humano e a natureza! Pra vida toda!

Próximas Atividades

Acreditamos na abertura do diálogo como forma de troca e compartilhamento de ideias.
Venha construir com a gente

    Em breve novos eventos.